O que é produtividade para você?

Sabemos que o alicerce sobre o qual uma casa é construída é vital para que a mesma não caia ao enfrentar as tempestades (Lc. 6.46-49). Esse princípio também se aplica à produtividade.


A verdadeira produtividade nunca será melhor ou mais firme do que o fundamento sobre o qual é construída. Então, precisamos ter certeza de que estamos construindo sobre um alicerce firme.


Para você compreender a produtividade, é necessário começar a entender a razão de sua existência. Produtividade não é o que dará um propósito à sua vida, mas é o que permitirá que você se sobressaia ao viver seu propósito atual.


Vamos guiá-lo na análise de um breve “Catecismo da Produtividade”, uma série de perguntas e respostas. E somente quando você entender essas questões fundamentais sobre o propósito e a missão que recebeu de Deus é que estará pronto para começar a trabalhar.


Catecismo da produtividade


1. QUAL FOI O PROPÓSITO ÚLTIMO DE DEUS AO CRIAR VOCÊ?

R: DEUS ME CRIOU PARA A GLÓRIA DELE.

Deus o criou para ser glorificado por você e através de você. Essa é uma verdade surpreendente e que gera profunda humildade.


Ao compreendê-la e aplicá-la, tudo relacionado à sua vida é transformado. O fato simples é que você não é o centro da própria vida. Você não é a estrela de seu programa.


Se você vive para si mesmo, para seu próprio conforto, para sua própria glória e sua própria fama, está ignorando seu verdadeiro propósito. Deus criou você para a glória dele.

2. DE QUE MANEIRA VOCÊ PODE GLORIFICAR A DEUS EM SUA VIDA COTIDIANA?


R: POSSO GLORIFICAR A DEUS EM MINHA VIDA COTIDIANA PRATICANDO BOAS OBRAS.

Você não glorifica a Deus somente quando fala sobre ele, quando compartilha o evangelho com outras pessoas ou quando levanta as mãos no culto público.


Essas ações são todas boas, mas não são os únicos meios de glorificar a Deus. E estão longe de ser.Você glorifica a Deus quando pratica boas obras.


O apóstolo Pedro escreveu: “mantendo exemplar o vosso procedimento no meio dos gentios, para que, naquilo que falam contra vós outros como de malfeitores, observando-vos em vossas boas obras, glorifiquem a Deus no dia da visitação” (1Pe 2.12).


Suas boas obras apresentam a grandeza de Deus ao mundo que observa.

3. O QUE SÃO BOAS OBRAS?


R: BOAS OBRAS SÃO AS COISAS QUE FAZEMOS PARA A GLÓRIA DE DEUS E PELO BEM DE NOSSO PRÓXIMO.

Boas obras, então, são todas e quaisquer ações que você faz em benefício das pessoas. Se você é mãe e simplesmente abraça e consola seu filho que está chorando, está praticando uma boa obra que glorifica a Deus porque é algo que você faz para beneficiar seu filho. Se você é estudante e se dedica aos estudos, está praticando uma boa obra que glorifica a Deus, pois o que está aprendendo será usado algum dia para beneficiar outras pessoas. Se você trabalha em um ambiente de escritório e tem consideração por seus clientes e colegas de trabalho em sua forma de trabalhar, está praticando boas obras que glorificam a Deus, pois está vivendo fora de si mesmo, fazendo aquilo que beneficia as pessoas em sua vida.


Não há tarefa na vida que não possa ser realizada para a glória de Deus. Mais uma vez, é o que Jesus nos chama a fazer nas palavras simples do Sermão do Monte: “Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus” (Mt 5.16).

4. MAS VOCÊ É UM PECADOR. ENTÃO, REALMENTE CONSEGUE PRATICAR BOAS OBRAS?


R: SIM. OS CRISTÃOS SÃO CAPACITADOS A PRATICAR BOAS OBRAS POR CAUSA DA OBRA ACABADA DE JESUS.

Sim, você pode realizar boas obras. Aliás, foi por isso que Deus o salvou: “Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas” (Ef 2.10).


É simples: Deus salvou você para que pudesse praticar boas obras, glorificando-o através delas.


Deus verdadeiramente se agrada quando você pratica essas obras, mesmo quando não são praticadas tão perfeitamente ou de maneira tão abnegada quanto você gostaria, ou até mesmo quando você não tem certeza de suas motivações.


Embora até mesmo suas melhores obras estejam longe da perfeição, Deus se agrada delas e as aceita com alegria.

5. EM QUE ÁREAS DA VIDA VOCÊ DEVE ENFATIZAR AS BOAS OBRAS?


R: DEVO ENFATIZAR AS BOAS OBRAS EM TODOS OS MOMENTOS E EM TODAS AS ÁREAS DA VIDA.

Se você pode glorificar a Deus em todas as áreas, deve glorificar a Deus em todas as áreas. Não há nenhuma área de sua vida em que você não tenha a capacidade de fazer o bem pelas pessoas ou de glorificar a Deus.


Servi uns aos outros, cada um conforme o dom que recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus. Se alguém fala, fale de acordo com os oráculos de Deus; se alguém serve, faça-o na força que Deus supre, para que, em todas as coisas, seja Deus glorificado, por meio de Jesus Cristo, a quem pertence a glória e o domínio pelos séculos dos séculos. Amém! (1Pe 4.10-11)


A Bíblia deixa bem claro: em todos os momentos e em todos os lugares, você é capaz de praticar o bem às pessoas, então você deve fazê-lo.

6. O QUE É PRODUTIVIDADE?


R: PRODUTIVIDADE É ADMINISTRAR SEUS DONS, TALENTOS, TEMPO, ENERGIA E ENTUSIASMO COM EFICÁCIA, PELO BEM DAS PESSOAS E PARA A GLÓRIA DE DEUS.

A produtividade chama você a dedicar a vida inteira a esse grande objetivo de glorificar a Deus fazendo o bem às pessoas.


Esse chamado envolve usar seus dons, os dons espirituais que você recebeu quando o Senhor o salvou; envolve o desenvolvimento de seus talentos, as áreas em que você é naturalmente mais forte; envolve a utilização de seus talentos nas áreas em que você é naturalmente mais forte; envolve a administração de seu tempo, aquele período de 24 horas que Deus lhe dá a cada dia; envolve o uso de sua energia, força ou vitalidade que vai e vem ao longo do dia e da semana; e envolve até mesmo o entusiasmo, a paixão e o interesse que podem fazer parte das obras que você ama praticar.


Deus chama você para pegar todas essas coisas e aplicá-las com cuidado, fidelidade e consistência no objetivo maior de fazer o bem às pessoas.



O QUE FAZER DIANTE DISSO?

Somos criados para a glória de Deus. Esta verdade deve direcionar tudo o que fazemos, englobando todas as nossas atividades diárias, até mesmo aquelas que parecem ser de pequena importância. 

Glorificamos a Deus não somente ao meditar nas escrituras e ao compartilhar o evangelho, mas também em nosso cotidiano, administrando de maneira sábia nosso tempo, energia e habilidades, dando um bom testemunho da obra do Senhor em nossas vidas.

Cada um de nós é responsável diante de Deus pelas tarefas que ele nos confiou. Família, igreja, trabalho, estudos, cuidados pessoais etc. Essas atividades podem nos sobrecarregar se não forem organizadas.

Pensando nisso, preparamos uma planilha que te ajudará a refletir sobre suas tarefas, compreender e organizar suas esferas de responsabilidade, para que você possa administrar com fidelidade aquilo que o Senhor lhe confiou.


Preencha abaixo para receber a planilha de produtividade

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.